terça-feira, março 20
segunda-feira, março 19
Colecionadores de Cachaça
José Moisés de Moura do Museu da Cachaça de Lagoa do Carro em Pernambuco é o maior colecionador de cachaça do mundo. sexta-feira, março 16
Panorama das Exportações de Cachaça
As informações resumidas nas três últimas postagens sobre as exportações de cachaça, têm o objetivo apenas de colocar o tema em discussão. A fonte única de dados é o Ministério do Desenvolvimento.
Para complementar os dados oficiais, a idéia é coletar informações qualitativas sobre as exportações junto às indústrias, às associações empresariais e em conversas com profissionais que trabalham na cadeia produtiva da cachaça. Este trabalho, para o qual espero contar com ajuda de todos, permitirá chegar a um panorama detalhado da presença da cachaça no mercado externo. Questões básicas como políticas de preço, exportação de cachaça a granel, restrições tarifárias e não tarifárias à importação de cachaça nos principais mercados, entre outras, precisam ser respondidas.
O valor total das exportações de cachaça é ainda pequeno. Pior, a taxa de crescimento das exportações é baixa, diante da visibilidade e o prestígio que a cachaça e a caipirinha tem hoje em todos os países.
As bases para o crescimento acelerado das vendas, no entanto, são sólidas. Afinal, já se vende cachaça em 54 países, o que não é pouco!
quinta-feira, março 15
Exportação de Cachaça por Países
quarta-feira, março 14
Exportações de Cachaça por Estado
Espirito Santo, Goiás, Paraíba, Santa Catarina são os outros estados presentes na pauta de exportação de cachaça.
terça-feira, março 13
segunda-feira, março 12
Cachaça ou Aguardente
quinta-feira, março 8
Curso Superior de Tecnologia da Cachaça
A Escola Agrotécnica Federal de Salinas oferece Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cachaça, com duração de 3 anos.Universidade da Cachaça
O Universidade da Cachaça, bar e restaurante, Itaim Bibi, São Paulo, oferece quase 400 marcas de cachaça, pratos brasileiros e petiscos de boteco. quarta-feira, março 7
Cachaça de Alambique
A principal característica das cachaças artesanais é a ausência de qualquer produto químico no processo de fermentação. A diferenciação entre elas está relacionada com as espécies de cana de açúcar utilizadas, a época do plantio e da colheita, o tempo e os ingredientes utilizados para fermentação e os tipos de madeira dos tonéis de envelhecimento. Foto: Ampaq
terça-feira, março 6
Regulamento fixa identidade e qualidade da cachaça
O objetivo é fixar a identidade e as características de qualidade da Aguardente de Cana e da Cachaça e se aplica aos produtos comercializados no mercado brasileiro e no mercado internacional.
O Regulamento Técnico define e caracteriza três produtos; o Destilado Alcoólico Simples da Cana de Açúcar , a Aguardente de Cana e a Cachaça.
1. O Destilado Alcoólico Simples da Cana de Açúcar é insumo na produção da Aguardente de Cana, da Cachaça e de outras bebidas alcoólicas. È obtido pelo processo de destilação simples do caldo de cana de açúcar ou por destilo-retificação parcial seletiva do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar. A graduação alcoólica deve ser superior a 54% e inferior a 70%, à temperatura de 20 graus. É denominado envelhecido, quando armazenado em recipiente de madeira por um período não inferior a 1 ano.
2. Aguardente de Cana é a bebida com graduação alcoólica de 38% a 54%, à temperatura de 20 graus, obtida do destilado alcoólico simples de cana de açúcar ou pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana de açúcar, com até 6 gramas de açúcar por litro.
O produto é denominado:
· Aguardente de Cana Adoçada, quando contém açúcar em quantidade superior a 6 gramas e inferior a 30 gramas por litro.
· Aguardente de Cana Envelhecida, quando no mínimo 50% do conteúdo é envelhecido, em recipiente de madeira, por período não inferior a 1 ano.
· Aguardente de Cana Premium, quando 100% do conteúdo é envelhecido, em recipiente de madeira, por período não inferior a 1 ano.
· Aguardente de Cana Extra Premium, quando 100% do conteúdo é envelhecido, em recipiente de madeira, por período não inferior a 3 anos.
3. Cachaça é a denominação típica e exclusiva da Aguardente de Cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 % a 48%, à temperatura de 20 graus, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana de açúcar, com características sensoriais peculiares, com até 6 gramas de açúcar por litro.
As denominações da Aguardente de Cana se aplicam à Cachaça, que pode também ser Adoçada, Envelhecida, Premium e Extra Premium.
O Regulamento Técnico não define a Aguardente Padronizada, também denominada Estandardizada, que é o produto resultante do acondicionamento em um mesmo recipiente de produtos de mais de uma procedência, após homogeneização, adição de açúcar e acerto de graduação alcoólica.
segunda-feira, março 5
Cachaça de Salinas
Mais fotos!
sexta-feira, março 2
Paraty, 476 anos.
Paraty está em festa neste fim de semana, comemorando os 476 anos de sua fundação. Sinônimo de pinga, a cidade recebeu com a Pinga Azuladinha, a Medalha de Ouro na Exposição Industrial e Comercial do Rio de Janeiro em 1908. Na primeira metade do Século 20, Pedro Oliveira Santos produzia e engarrafava PARATI em Aracaju, Sergipe. Assis Valente compôs Camisa Listrada para o carnaval de 1937:quinta-feira, março 1
Simplesmente Cachaça
Comparando a definição de cachaça, com a de aguardente de cana pode-se afirmar que para ser cachaça tem de atender a três condições; ser produzida no Brasil, ter graduação alcoólica de no máximo 48% e, ainda, ser obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana.
As marcas de cachaça, com conteúdo obtido do destilado alcoólico simples de cana de açucar são cachaças?
A cachaça, assim como a aguardente de cana, pode ser classificada como; adoçada, envelhecida, premium e extra premium.





